Índice de pesticidas é menor em crianças que consomem orgânicos!

Raul Medici Ferreira
FacebookTwitterPinterestGoogle+

Uma dieta rica em frutas e verduras é essencial para o bom desenvolvimento do organismo infantil e para um crescimento mais sadio, menos suscetível a doenças. Mas o poder desses alimentos pode ser ainda mais potencializado se eles tiverem sido cultivados por meio da agricultura orgânica.

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos com 40 crianças com idades entre 3 e 6 anos, o nível de concentração de pesticidas apresenta uma redução de quase 50% quando a alimentação é baseada apenas em alimentos orgânicos. Durante a pesquisa, as crianças de duas localidades diferentes tiveram uma dieta com alimentos convencionais por 4 dias, em seguida 7 dias de alimentos orgânicos e mais 5 dias de alimentos convencionais. As amostras de urina coletadas durante todo o processo apresentaram uma porcentagem 25 a 50% menor em diversos tipos de pesticidas no período de consumo de alimentos orgânicos.

Além disso, a dieta orgânica foi associada a reduzidas concentrações de compostos formados (metabolitos) quando o corpo tenta eliminar pesticidas. Conforme o estudo, os metabolitos de dois pesticidas organofosforados neurotóxicos caíram de 40 a 49 por cento. Já os níveis do herbicida 2,4-D (um dos mais comuns e antigos do mundo e um possível agente cancerígeno) caiu 25%.

Portanto, na hora das compras, já sabe: invista em alimentos limpos, sem qualquer aditivo químico. Para isso, fique atento ao selo Sisorg, obrigatório nas embalagens de alimentos orgânicos!!!